Novo uniforme histórico resgata a tradição em estabelecimentos formadores de sargentos de carreira


Alunos dos Cursos de Formação de Sargentos (CFS) passarão a utilizar o uniforme escolar 1º A (uniforme de gala) e o Sabre do Fuzil Mauser 1894 (Sabre Max Wolf Filho), que foram utilizados pelos pioneiros na Era da Fortaleza de São João (Urca) e remontam à época de criação do estabelecimento em 1894.

O uniforme de gala será utilizado em bailes de formaturas, recepção de autoridades, desfiles, guardas de honra e guarda-bandeiras, além de formaturas comemorativas de datas relevantes para o País e para o Exército. A finalidade é motivar os alunos durante o período de formação do praça no âmbito da Força, criando identidade própria para os estabelecimentos de ensino formadores de sargentos.


A criação do 1º uniforme escolar e do sabre para uso dos alunos do Curso de Formação de Sargentos contribui para a política de valorização da carreira do praça, empreendida pelo Exército Brasileiro na atualidade. Os símbolos permitem o desenvolvimento e a assimilação de valores, como o amor à profissão, a fé na missão do Exército e o patriotismo. Tais atributos são fundamentais para a formação do futuro líder de pequenas frações.


O uniforme será distribuído apenas no período de qualificação. A cerimônia de entrega do sabre deverá ser realizada anualmente, por ocasião da entrada nos portões das escolas de formação, na presença do Pavilhão Nacional e do estandarte do Corpo de Alunos, quando será proferido o juramento do aluno: “Recebo o Sabre do Sargento Max Wolf Filho como o próprio símbolo da honra militar!”



Fonte: Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário