No dia 16 de outubro, a Academia Militar das Agulhas Negras realizou uma cerimônia em comemoração ao Dia dos Professores, ocorrido no dia 15 de outubro. No Teatro General Leonidas, professores e instrutores da AMAN receberam a medalha Marechal Trompowsky, dedicada àqueles que lecionam em estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro.
A data remete ao dia 15 de outubro de 1827, quando o Imperador Dom Pedro I instituiu o ensino elementar no Brasil. Através desse decreto, iniciou-se a inserção de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugarejos do País, bem como se estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
O corpo docente da Academia Militar das Agulhas Negras conta, atualmente, com um total de 105 professores, dos quais 5 doutores, 8 doutorandos, 44 mestres e 19 mestrandos. Tais números denotam a alta qualificação e empenho desses profissionais, que seguem em constante aprimoramento em prol do objetivo de melhor formar os futuros oficiais do Exército Brasileiro.
A educação transmitida pelos professores aos cadetes está alicerçada sobre valores como civismo, honra e amor à Pátria, tão caros à Instituição, mas que se encontram em desuso em alguns setores da sociedade. Esses valores, somados às tradições inerentes à profissão militar e em consonância ao conhecimento técnico-profissional, constituem a base fundamental que todo profissional das Armas deve possuir e que, sem a atuação dos mestres, seria inalcançável.
Fonte: AMAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário