Competição de Training and Doctrine Command (TRADOC), realizada no exterior, é vencida por militar brasileiro



No período de dezembro de 2017 a abril de 2018, foi realizada a competição de Training and Doctrine Command (TRADOC) realizado pelo Exército dos Estados Unidos da América. O Tenente-Coronel Rafael Novaes da Conceição, brasileiro e representante do Instituto de Cooperação para Segurança do Hemisfério Ocidental (WHINSEC, em inglês), localizado no Fort Benning, Georgia, sagrou-se “Educador do Ano” após ser avaliado por sete juízes, entre eles representantes do TRADOC e das escolas estadunidenses participantes.




Para competir o TRADOC, os candidatos precisam ter conquistado outras duas etapas nas respectivas instituições que representam, ou seja, o Tenente-Coronel Novaes, sagrou-se o Melhor Educador do trimestre e do ano no WHINSEC. Podemos dizer que o TRADOC é a final desta competição, onde os juízes avaliaram: conhecimentos técnicos, habilidades de comunicação e técnicas de gerenciamento de sala de aula. Na primeira fase eram 10 mil instrutores, nesta última estavam 67 candidatos, dentre eles foram escolhidos sete, um para cada categoria. Dessas, seis prêmios são para os “Instrutores do Ano” sendo um Civil, um Oficial, um Oficial Comissionado, um Graduado e um Militar da Reserva e, apenas um prêmio é para o “Educador do Ano”.

No dia 1º de agosto de 2017 aconteceu no Fort Eustis, Virginia, a cerimônia para revelar os melhores do ano, onde os campeões receberam seus prêmios e homenagens. O Tenente-Coronel Novaes, único brasileiro na competição, ao receber o prêmio de “Educador do Ano”, declarou: “Gostei muito de lecionar e pude perceber o quão importante é a relação entre instrutor e aluno para o sucesso no aprendizado”. Hoje servindo na Secretaria-Geral do Exército, Mestre em Operações Militares e concludente do curso de Comando e Estado-Maior do Exército da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército (ECEME), ao falar sobre o que o levou a ser o único militar brasileiro a ganhar o prêmio, o Tenente-Coronel Novaes revelou que fez o seu trabalho procurando usar o melhor de suas habilidades “foi uma honra poder participar de tudo isso”, concluiu.

(CCOMSEX/FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário