O propósito do estágio foi padronizar e atualizar conhecimentos, procedimentos, técnicas, esforços e cuidados relativos à manutenção do chassi. Tarefas como a remoção e a recolocação do conjunto de força (motor e caixa de mudanças), a substituição de todos os fluidos e filtros, a calibragem dos amortecedores com gás nitrogênio, a revisão do sistema de freios e o conhecimento sobre os pontos de lubrificação, além do emprego do equipamento especial de borracharia foram objetivos plenamente atingidos.
A desmontagem do pneu da viatura Guarani requer o emprego de um equipamento especialmente projetado para essa atividade, que possibilita a substituição do pneu e do toróide, que é uma espécie de câmara de ar fabricada com uma borracha maciça de alta resistência, permitindo que o pneu rode sem pressão pneumática por cerca de 50 quilômetros.
A cabine de simulação de panes, equipamento fabricado pela Iveco e existente no 15º B Log, foi empregada como importante meio auxiliar de instrução, pois capacita motoristas e mecânicos da VBTP Guarani para interpretar todas as mensagens de erro enviadas pela central eletrônica do carro, por meio da simulação de panes de todos os sistemas, balizando, assim, a manutenção correspondente.
Fonte: Exército Brasileiro
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