17 de setembro de 1939 foi o dia que os soviéticos invadiram a Polônia.
O Pacto de Ribbentrop-Molotov e a invasão nazista da Polônia foram acontecimentos que marcaram a história mundial no final do verão de 1939 e concorreram para o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial.
Nazistas e soviéticos, atualmente Alemanha e Rússia, estabeleceram nesse pacto um acordo de não agressão e como cláusula secreta a divisão da Polônia. Assim, em 1º de setembro de 1939, as forças do Reich apresentaram ao mundo uma nova modalidade de combate, penetrando em território polonês com a blitzkrieg para chegar a Varsóvia em pouco mais de duas semanas.
Em 3 de setembro de 1939, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, animando os poloneses a permanecerem firmes na luta. Contudo, em 17 de setembro, as tropas soviéticas atravessaram a fronteira oriental com a Polônia, acelerando a derrota desse país. Com o início das chuvas de outubro, a campanha terminou, e com ela, menos setenta mil poloneses, que tombaram em campo de batalha, além de quase um milhão feitos prisioneiros.
As invasões da Polônia por nazistas alemães e comunistas soviéticos revelaram ao mundo o que o pacto germano-soviético e os ditadores Hitler e Stálin tentaram esconder.
Fonte: Exército Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário