Você Sabia.... “Participação da Missão Médica Militar Brasileira na 1ª Guerra Mundial”

.... que o Brasil foi o único país da América do Sul a participar efetivamente da Primeira Guerra Mundial (1914-1918)? Essa participação foi marcada, dentre outras ações, pelo envio da Missão Médica Militar Brasileira, que desdobrou e operou um Hospital de Campanha em Paris, França, nas instalações de um antigo convento jesuíta, atualmente Hospital de Vaugirard, para tratamento dos soldados franceses classificados como “grandes feridos e da população francesa acometida de gripe espanhola”.


... que a Missão Médica Militar Brasileira foi liderada pelo Dr. Nabuco de Gouveia, médico civil nomeado coronel, ficando subordinada à Missão Militar do Exército Brasileiro, comandada pelo general Napoleão Felippe Aché, enviada ao teatro de operações europeu, a qual atuava sob supervisão do Comando Único dos Exércitos Aliados.
... que ela seguiu, em 18 de agosto de 1918, partindo do Rio de Janeiro rumo à Europa à bordo do navio La Plata, sendo composta de 86 (oitenta e seis) médicos - aos quais se juntariam 6 (seis) compatriotas no local - além de enfermeiros, farmacêuticos, pessoal administrativo e de segurança, que completavam essa missão, perfazendo um efetivo total de 131 (cento e trinta e um) brasileiros?
... que esse nosocômio funcionou até 19 de fevereiro de 1919, data oficial do término da Missão Médica Militar Brasileira, atuando com 360 leitos - todos eles constantemente ocupados - tendo prestado apoio de saúde aos feridos no campo de batalha, bem como à população civil francesa que ainda lutava contra a pandemia de gripe espanhola que varreu a Europa ocidental naquele ano? ... que após a desmobilização do hospital militar, alguns médicos foram convidados a permanecer na França, mas a maioria retornou ao Brasil, sendo as instalações do hospital incorporadas à Universidade de Paris?
... que o Conselho da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris aprovou, em 6 de novembro de 1919, uma moção de reconhecimento e agradecimento ao governo brasileiro pela doação - sem a exigência de qualquer tipo de indenização - do hospital militar franco-brasileiro, o qual é gerenciado atualmente pela Assistência Pública-Hospitais de Paris?
... que no jardim do Hospital de Vaugirard pode ser vista uma placa alusiva ao 80° aniversário da presença da Missão Médica Especial Brasileira na França, na qual constam os seguintes dizeres: “Aqui se ergueu o hospital franco-brasileiro dos feridos de Guerra, criado e mantido pela comunidade brasileira de Paris, como contribuição à causa Aliada de 1914-1918”?





Nenhum comentário:

Postar um comentário