Um dos ocupantes da motocicleta acabou detido pelo porte proibido de uma pistola.
A ocorrência acabou gerando uma grande movimentação de militares e viaturas.
![]() |
Presente na cena da ação, o fotógrafo Filipi Castro flagrou, pela primeira vez, o Blindado 01 operando nas cores do EB. |
As fotos, divulgadas pelas redes sociais e pelo Portal de Notícias O Fluminense, demandou uma apuração mais direcionada, e assim a redação de T&D, através de seu especialista em blindados, Paulo Roberto Bastos, identificou corretamente o veículo como o protótipo do VEsPa 1.
![]() |
O Vespa 1 a direita na foto, estacionado sobre a calçada (fotógrafo Filipi Castro). |
Em 2008, em um convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o órgão desenvolveu um veículo com requisitos apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (SESEG), recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e participação direta das empresas AGRALE, responsável pelo chassi, e AUTOLIFE BLINDAGENS, responsável pela carroceria.
Dessa forma surgiu o protótipo da Viatura Especial de Patrulhamento (VEsPa), flagrada hoje no Rio.
Esse protótipo utiliza um chassi Agrale modelo MA 6.0, especialmente desenvolvido para a aplicação, e um motor eletrônico MWM-International 4.07 TCE de 140 cvde potência a 3.500 rpm.
Com capacidade para transportar cinco policiais na célula á frente e
até seis presos no habitáculo da parte traseira, o veículo é estreito,
leve e ágil, permitindo manobras e incursões em locais de difícil
acesso, e o patrulhamento ostensivo nas vias expressas do Rio de
Janeiro.
Após os testes efetuadas pelas polícias civis e militares do Estado,
diversas melhorias foram sugeridas e, novamente com recursos da FAPERJ,
um novo veículo blindado multiuso e com muito mais capacidade foi
desenvolvido, o VEsPa 2, que também objetivava a aplicação por parte das forças policiais, e que foi apresentado na LAAD 2011.
Já em 2012, aproveitando a experiência adquirida anteriormente com o programa VEsPa e com o objetivo de atender à crescente demanda de utilização de blindados em ambientes urbanos, seja em Operações de Manutenção da Paz sob a égide da ONU ou em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), surge o terceiro protótipo de blindado policial do CTEx, a Viatura Blindada de Patrulhamento de Emprego Dual (VBPED), cujo os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) priorizavam a proteção balística, mobilidade e logística.
Com capacidade e de transporte de sete militares (motorista, chefe de
viatura/comandante e cinco fuzileiros) e sempre privilegiando o uso de
componentes comerciais nacionais, foi montado sobre o chassi Agrale MA 9.2 e foi equipado com um motor MWM Acteon 4.12 TCE com 150hp a 2200 rpm, com caixa automática Allison LTC 2000.
Possui Blindagem Nível III PA2, da Norma NBR 15000, resistente a disparos de calibres 7,62x51mm e 5,56×45 mm, escotilhas e seteiras para disparos.
É equipado com uma torreta mecânica para metralhadora leve, mas está
sendo idealizado para utilizar um sistema de armas remotamente
controlado, como o reparo REMAX.
Fonte: Tecnologia e Defesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário