Os 196 anos do Dia da Independência do Brasil foram comemorados com um desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A celebração da Data Magna do País contou com grande participação do público, que lotou as arquibancadas montadas ao longo do percurso, exibindo o patriotismo em verde e amarelo. O evento teve a presença de uma série de autoridades militares e civis, incluindo o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias das Costa Villas Bôas.
A Parada de 7 de Setembro foi marcada pela participação de estudantes de escolas do Distrito Federal e representantes de uma série de organizações civis. Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a passagem dos militares das Forças Armadas e Auxiliares, com suas tropas, viaturas e equipamentos. Vale ressaltar, ainda, a participação de veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tendo à frente o Coronel Nestor da Silva, que completou 101 anos de vida no último mês de julho.
O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, esteve à frente do desfile militar, com início autorizado pelo Presidente Michel Temer. O Fogo Simbólico da Pátria, conduzido pelo atleta militar Bernardo Oliveira (tiro com arco), abriu caminho para as tropas.
O Exército Brasileiro mais uma vez se destacou, arrancando aplausos da plateia. Militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília exibiram a tradicional pirâmide humana sobre apenas uma motocicleta. Os Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial chamaram a atenção com seus uniformes vistosos e a famosa ordem unida sem comando. Já os Dragões da Independência, nome histórico do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e símbolos do 7 de Setembro, foram ovacionados durante o desfile a cavalo.
Tropas especiais, como as de Choque e Caatinga, a "Bateria Caiena", cuja tradição histórica é mantida pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha, além de uma representação de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, deram uma amostra de toda a diversidade de emprego do Exército. Também chamaram a atenção as diferentes viaturas empregadas pela Força Terrestre, incluindo os modernos blindados Guaranis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário