Tributo aos Heróis da Força Expedicionária Brasileira

A equipe Bizurado esteve presente no evento realizado pela EsPCEx, que contou com palestras tendo a presença de Ex-Combatentes, exposições de materiais militares e encenações de batalhas, sendo os grandes destaques.






Campinas (SP) - No dia 5 de maio, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em parceria com diversas organizações militares, associações e grupos ligados ao tema, realizou uma justa homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuaram na Segunda Guerra Mundial.
O evento, intitulado de “O Brasil na 2ª GM – III Tributo da EsPCEx aos nossos heróis”, foi aberto ao público e contou com diversas atividades: formatura de abertura, encenação de batalhas, exposição de viaturas antigas e atuais, palestras com a presença de Ex-Combatentes, apresentação de motociclistas do 2º Batalhão de Polícia do Exército, mostra de equipamentos do Exército e apresentação da Banda de Música da Escola.
2ª Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, a FEB demonstrou toda a sua capacidade de adaptação às novas situações, adestrando-se e combatendo junto às Forças Aliadas, na defesa dos interesses brasileiros, em meio ao cenário político internacional conturbado. Os seus integrantes, verdadeiros heróis, carinhosamente chamados de "Pracinhas", foram homenageados no evento.
Teve destaque entre as atrações, a conversa com os ex-combatentes que estiveram presentes no Teatro de Operações da Itália. Os vitoriosos remanescentes detalharam seu dia a dia durante os difíceis dias da Guerra.
Uma fila imensa, formada por adultos e crianças, aguardava a oportunidade de conversar com os heróis presentes. Foi um momento de admiração por todos e de culto aos nossos valores e tradições. Na região de Campinas, segundo a Associação dos Expedicionários Campineiros, existem, atualmente, cinco Ex-Combatentes vivos, e estiveram presentes o 3° Sargento Sylvio Rodrigues, o Cabo Francisco Rodarte e o Soldado Justino Alfredo.
População campineira marca presença
Cerca de 4.000 pessoas prestigiaram as atividades e puderam acompanhar a justa homenagem prestada aos nossos heróis, os “Pracinhas”. Ficou evidenciado a integração entre a EsPCEx e sociedade campineira.
Em muitas ocasiões, percebeu-se a emoção do público presente em ver os três heróis presentes participando de todas as atividades com lucidez e vibração. Em um dos depoimentos, o então Sd Alfredo comentou: “...eu considero que fui um herói. Pelo que passei, tive sorte de não morrer...”.
As atividades atraíram o público visitante de todas as idades. Crianças puderam conhecer as viaturas em exposição, andar de viaturas com seus pais e passear pela exposição. O grupo de motociclistas da H.O.G. Campinas, com cerca de 200 integrantes, chegou em comboio para participar do evento e ficaram admirados com a demonstração das motocicletas do 2° BPE. O público, como um todo, vibrou com a encenação das batalhas e com as palestras ministradas por historiadores.
Apoiaram a organização do evento, diversas Organizações Militares, a Companhia de Veículos Militares Antigos do Interior de São Paulo, a Associação dos Expedicionários Campineiros, o Círculo Militar de Campinas, o "Clube dos Generais" e os Grupos de Pesquisa e Reencenação Histórica Dogs Of War.
Fonte: EsPCEx




































































































































































Crédito das fotos: EsPCEx e Paulo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário