PRIMEIRO EXERCÍCIO DE LONGA DURAÇÃO DE PIONEIRAS DO CFS

 Alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAC L) realizaram, no período de 3 a 7 de julho, o seu primeiro Exercício de Longa Duração. Esse grupo abrange a primeira turma com o segmento feminino na Linha de Ensino Militar Bélico, sendo que, dos 76 integrantes que participaram das atividades, 60 são mulheres.
Dentre as instruções ocorridas, destacam-se progressão diurna e noturna, orientação, observação, transposição de curso d’água e marchas. O exercício busca desenvolver conhecimentos necessários à formação do combatente básico e adestrar a tropa. Segundo o instrutor do curso de formação, Primeiro-Tenente Gustavo de Souza Carvalho, o rendimento foi muito bom, as alunas não aceitam desistir frente aos obstáculos e ao frio que fez durante o exercício. “A vibração foi algo que me surpreendeu positivamente”, ressalta.
“O campo foi vibrante! Tudo o que aprendi na teoria vi que funciona na prática. Vibrei com a transposição de curso d’água, pois no primeiro momento não acreditava que as boias improvisadas funcionavam”, conta a Aluna Larissa Aparecida Otoni de Araújo.

A primeira turma com mulheres do CFS
Em 28 de abril, em Juiz de Fora, ocorreu a entrada, pelo Portão das Armas do 4º GAC L, das pioneiras da Linha de Ensino Militar Bélico do Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro. A turma mista possui 60 integrantes do segmento feminino, que realiza o período básico de formação na Zona da Mata Mineira.
O último concurso de admissão para o CFS 2017-1018 contou com 92 mil candidatos inscritos para as áreas combatente, música e saúde, sendo que a concorrência para as mulheres combatentes chegou a 179 candidatos por vaga.
Ao término de 2018, essas sargentos estarão à frente de pequenas frações na tropa, como combatentes da área logística (dentre Intendência, Manutenção de Comunicações, Topografia, Manutenção de Armamento, Mecânico de Viatura e Mecânico Operador).

Alguns requisitos para ingressar na carreira:
Área Combatente: é preciso ter entre 17 e 24 anos e possuir ou estar completando o Ensino Médio. Há vagas para homens e mulheres.
Área de Saúde: As vagas são para ambos os sexos e a faixa etária fica entre 17 e 26 anos. É preciso ter o curso técnico de enfermagem.
Área de Música: Para músicos é necessário ter habilidade na execução de partituras em um dos instrumentos musicais pedidos no edital.

Quer saber mais sobre o concurso para Sargentos do Exército Brasileiro? Acesse:   http://concurso.esa.ensino.eb.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário