Exército vai transferir IME do Rio para Campinas - Primeiro ano do Instituto Militar de Engenharia passará a ser na EsPCEX a partir de 2019
O Exército Brasileiro avalia a transferência das atividades do primeiro ano de formação do IME (Instituto Militar Brasileiro), no Rio de Janeiro, para a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), em Campinas.
A mudança, que valeria a partir de 2019, está prevista em uma diretriz do Comando do Exército, que elaborou um grupo de estudo para avaliar a viabilidade da transferência.
Mas, segundo o coronel Marcus Alexandre Fernandes de Araújo, comandante da EsPCEx, é bem provável que a mudança aconteça. "Vamos passar por algumas adaptações, mas estaremos preparados", disse o coronel.
O IME tem mais de 220 anos e foi a primeira escola superior de engenharia das América Latina - a sétima do mundo. O estudante passa cinco anos na graduação, para se tornar um oficial militar da ativa ou da reserva (se quiser continuar como civil).
O objetivo do Exército é economizar, retirando o primeiro ano da formação do Rio de Janeiro e trazendo para Campinas, onde os aspirantes a oficiais já realizam um ano de formação obrigatória - por isso, a estrutura já está "pronta". A corporação também diz que a mudança vai "integrar a formação dos oficiais de carreira combatentes e engenheiros militares".
No entanto, embora forme oficiais militares, as atividades do IME não são voltadas para a linha bélica do Exército, diferente da EsPCEx. Por isso, os 100 estudantes que ingressarem no IME e tiverem que passar pelo primeiro ano de estudos em Campinas terão que se adaptar.
Em Campinas, por exemplo, o regime é de internato - no IME, o aluno que opta pelo curso da ativa tem direito a moradia, mas ela não é obrigatória. Como a formação da EspCEx é voltada para a linha bélica, o treinamento físico também é mais intenso que no IME.
"Eles terão que se adaptar, porque não podemos mudar nossa linha", afirma o coronel Marcus.
Dia do Aviador e Dia da Força aérea Brasileira
Há exatos 111 anos, um homem dotado de perspicácia, audácia e empreendedorismo, brasileiro como os mais de 200 milhões de habitantes que constituem a nossa nação, realizou o primeiro voo do mais-pesado-que-o-ar.
Os feitos de Santos Dumont revolucionaram a humanidade, e seus sucessivos projetos de balões e dirigíveis serviram de suporte para que o primeiro aeroplano autopropulsado finalmente ganhasse os ares.
Os passos dados por esse gênio reverberaram e motivaram muitos outros brasileiros que também ousaram, possibilitando que a aeronáutica brasileira se tornasse referência mundial.
Dentre eles podemos citar Eduardo Gomes, Casimiro Montenegro, Nero Moura, além de muitos outros não tão famosos, mas que ajudaram igualmente a edificar a nossa história.
Espelho dessas personalidades que forjaram os valores e ideais da FAB, temos hoje os nossos militares, aqueles que voam e fazem voar. E é com grande alegria e orgulho que hoje celebramos esse marco histórico de Santos Dumont, ao comemorarmos o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Trata-se de 76 anos de história, de um passado repleto de glórias e de um futuro muito promissor.
A difícil fase política e econômica por que passa nosso país não nos impede de mantermos o rumo para cumprirmos nossa missão constitucional. A resiliência, característica das Forças Armadas, nos impele a fazer o quase impossível dentro dos recursos que nos são disponibilizados, por meio da priorização de áreas fundamentais.
Visando canalizar os recursos para a atividade-fim, buscamos reestruturar nossa Força Aérea, modernizando sua estrutura administrativa em todos os níveis, concentrando as nossas unidades aéreas em um número menor de bases operacionais, otimizando os recursos humanos por meio da redução do efetivo e aumentando a participação de militares temporários, oriundos de nossas escolas técnicas e universidades.
E com essa visão de futuro se consolida o projeto KC-390, que vem alcançando resultados além dos esperados, demonstrando ser uma notável ferramenta que contribuirá significativamente com a execução da nossa missão de integrar o território nacional.
Paralelamente a esse importante projeto, realizou-se no dia 15 de junho deste ano o primeiro voo do protótipo da aeronave Gripen NG. O cronograma mantém-se inalterado e a primeira aeronave brasileira já toma forma na linha de produção da SAAB.
Na área espacial, importantes conquistas tornaram-se realidade ao ser lançado o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, dando um importante passo rumo à independência tecnológica aeroespacial do País. Conquista essa que beneficiará não somente as atividades voltadas à segurança nacional, mas proporcionará grandes ganhos para inclusão digital, segurança de dados e melhoria na cobertura e capacidade de Banda Larga.
Esses três grandes projetos são componentes fundamentais para a continuidade da atuação da FAB nessa fabulosa área de 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade: a Dimensão 22. Na qual, homens e mulheres de nossa Força executam 24 horas por dia, 365 dias do ano, as ações de controlar, defender e integrar.
No compasso da Dimensão 22 e paralelamente à execução desses projetos, caminhamos em direção ao futuro da Força Aérea Brasileira. Nossos bravos “Soldados”, homens e mulheres, seguem trabalhando diuturnamente nas inúmeras atividades de nossa instituição, prestando contínuo controle e defesa do nosso espaço aéreo, integrando o território nacional, transportando órgãos, realizando ações cívico-sociais e evacuações aeromédicas.
A flexibilidade da terceira dimensão, e a liberdade que o voo nos permite, induz o idealismo em nossas tripulações, instiga-nos a aceitar desafios e a sempre acreditar em nossos sonhos. Estamos seguros de que teremos a Força Aérea e as Forças Armadas que nossa nação merece, integradas e capazes de fazer frente às ameaças hoje invisíveis à nossa soberania.
Movidos pelo fascínio do voo do mais-pesado-que-o-ar, continuemos a honrar o legado de nossos antecessores e a ser exemplo de comprometimento à nossa nação, bem como de disciplina, idoneidade e amor à pátria.
Parabéns pelo Dia do Aviador!
Parabéns a toda a Força Aérea Brasileira
Homenagem ao Dia do Aviador
"Existe piloto que não é aviador.
Existe médico que não é doutor.
Existe gente que não gosta de avião.
Mas qualquer um pode ter essa paixão.
Aviador, é quem ama a aviação.
Aviação é paixão"
RESERVA PRÓ-ATIVA, UMA PEÇA FUNDAMENTAL NA ESTRUTURA MILITAR: “UMA VEZ SOLDADO, SEMPRE SOLDADO!”
Toda Força Armada dispõe de integrantes no serviço ativo e também daqueles que passam a compor sua reserva, peça fundamental na estrutura militar. No âmbito do Exército Brasileiro, esses componentes podem ser divididos em três tipos. Existem os chamados militares R1, aqueles que completaram no mínimo 30 anos de efetivo serviço e passaram para a reserva; há os militares R2, que são os formados nos Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR) espalhados pelo país, além dos oficiais e sargentos técnicos temporários (OTT e STT); existem, ainda, os soldados e cabos que voltam ao meio civil, após o serviço militar obrigatório ou posterior período de engajamento, que também passam a compor a reserva.
Os militares R1 formam um grupo de oficiais e graduados que são transferidos para a reserva remunerada. Na prática, passam à inatividade, pois podem ser convocados em caso de guerra. A faixa etária a que estão sujeitos à convocação varia de acordo com a Arma, Quadro ou Serviço ao qual pertença o militar.
Já os militares R2 são aqueles oriundos dos estabelecimentos formadores de oficiais da reserva, bem como os aprovados em processos seletivos para oficiais e sargentos técnicos temporários. Eles podem permanecer na Força por até oito anos, alcançando o posto de primeiro-tenente, no caso dos oficiais, e a graduação de terceiro-sargento, no caso das praças. No encerramento do seu período na ativa, são transferidos para a reserva não-remunerada. Convém ressaltar que, da mesma forma, os atiradores (jovens formados nos Tiros de Guerra), assim como policiais e bombeiros militares integram, também, a reserva mobilizável da Força e podem ser convocados em caso de conflito externo.
Como mencionado acima, integram, ainda, a reserva mobilizável os recrutas que cumprem o serviço militar obrigatório inicial, além dos soldados e cabos que renovam anualmente seus períodos de engajamento (até oito anos).
Anualmente, entre os meses de dezembro e janeiro do ano subsequente, é realizado o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Essa atividade pode ser presencial ou pela internet e tem como público-alvo militares que tenham se afastado do serviço ativo nos cinco anos anteriores, englobando as seguintes categorias:
- oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;
- oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;
- oficiais e praças temporários licenciados;
- aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em órgãos de formação da reserva (CPOR/NPOR);
- portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em “Situação Especial“; e
- praças reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados.
A valorização dos militares da reserva
Várias iniciativas buscam valorizar cada vez mais a importância da Reserva para o Exército Brasileiro. No âmbito dos R2, cabe destacar a atuação do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR), composto por 22 regionais e tendo mais de 10 mil militares cadastrados. Anualmente, é realizado o Encontro Nacional dos Oficiais da Reserva (ENOREX), cuja 19ª edição ocorreu neste mês de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.
Em 20 de março de 2015, o Centro de Comunicação Social do Exército criou o projeto "Reserva pró-Ativa: apresente-se para a missão", meio de interação entre o Comandante do Exército e a reserva, por meio de uma série de produtos de mídia. A iniciativa já conta com mais de 11 mil usuários cadastrados, de diferentes segmentos da sociedade. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: reservaproativa@ccomsex.eb.mil.br.
Acesse:
www.bizuradoartigosmilitares.com
www.facebook.com/BizuradoArtigos/
www.instagram.com/bizurado.artigosmilitares/
EXERCÍCIO DE GRANDE ENVERGADURA E COMPLEXIDADE, COM CERCA DE 3.000 MILITARES, APRIMORA CAPACIDADE DA FORÇA.
Entre os dias 8 e 13 de outubro, o Comando da 1ª Divisão de Exército (1ª DE) realizou a Operação Membeca 2017. O Exercício de Adestramento Avançado teve a finalidade de aprimorar o emprego de tropas e promover as ações de comando a serem desenvolvidas pelos Comandantes dos mais diversos níveis.
Parte do Planejamento de Instrução ocorreu na Região Sul fluminense, no estado do Rio de Janeiro; e na Região da Grande Vila Velha e adjacências, no estado do Espírito Santo.
Durante os cinco dias de exercício, foram empregados, ao todo, cerca de 3.000 militares, que realizaram atividades como: tiro de Artilharia (iluminativo e explosivo), marchas, ações ofensivas e defensivas, solucionando problemas militares simulados (PMS).
O exercício teve, ainda, militares que fizeram parte da figuração (representando a Força Oponente do combate simulado). Os eventos ocorreram em diversas localidades, dentre elas as de Fumaça, Resende e Itatiaia, bem como nas localidades da Costa Verde e no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras.
A última instrução desse porte foi realizada em setembro de 2015, antes das Olimpíadas do Rio, como parte do treinamento das tropas do Exército para atuar nas diversas situações e operações sempre que forem acionadas.
Ao término do Exercício, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, acompanhados de outros oficiais-generais, esteve em visita à Base de Operações na Fazenda Boa Esperança, em Resende (RJ).
Marinha abrirá processo seletivo para Oficiais temporários
A Marinha do Brasil (MB) abrirá processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de Oficiais temporários, com Aviso de Convocação previsto para ser divulgado no dia 9 de novembro. Serão oferecidas 645 vagas de ensino superior em diversas áreas do conhecimento, com salário bruto inicial de cerca de R$8.900. O vínculo entre a instituição e os futuros militares será renovado anualmente, podendo chegar a oito anos, não podendo adquirir a estabilidade.
As vagas são para ambos os sexos, para candidatos com idade entre 18 e menos de 45 anos no ano da incorporação e as oportunidades estão distribuídas pelos nove Distritos Navais.
Como participar do processo seletivo
Quando o Aviso de Convocação for divulgado, os interessados deverão entrar no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concorrer e acessar o link da sua inscrição e o respectivo Aviso de Convocação.
Fases do processo
Os candidatos farão uma prova com 50 questões objetivas divididas em Língua Portuguesa (25) e Formação Militar-Naval (25), com data prevista para 4 de março. A bibliografia estará indicada no Aviso de Convocação. Após essa etapa, haverá também a Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Prova de Títulos, Verificação Documental, Designação à Incorporação e Incorporação
Fases do processo
Os candidatos farão uma prova com 50 questões objetivas divididas em Língua Portuguesa (25) e Formação Militar-Naval (25), com data prevista para 4 de março. A bibliografia estará indicada no Aviso de Convocação. Após essa etapa, haverá também a Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Prova de Títulos, Verificação Documental, Designação à Incorporação e Incorporação
Aviso de Seleção para Militares Temporários do Exército 7ª Região Militar
Foram anunciados os editais de dois Processos Seletivos, que visam à seleção de candidatos para compor o cadastro reserva de vagas, na área da 7ª Região Militar (7º RM).
Podem participar destes Processos, em caráter voluntário, Homens reservistas de 1ª e 2ª categoria, os dispensados de prestar o Serviço Militar Inicial e Mulheres.
As oportunidades estão distribuídas nas Organizações Militares da 7ª Região, que abrange os Estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas para credenciamento de candidatos para atuação por tempo determinado.
Processo Seletivo - SELEÇÃO DE OFICIAIS TÉCNICOS TEMPORÁRIOS - 2017/2018
Destinado à candidatos possuidores de Curso Superior.
Há oportunidades no cargo de Oficial Técnico Temporário, especificamente para candidatos que tenham cursos de: Administração (1); Arqueólogo; Arquivologia; Arquivologia; Biblioteconomia; Biologia; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo; Comunicação Social - com habilitação em Relações Públicas; Contabilidade (1); Curso Superior de Logística ; Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Qualidade; Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Projetos; Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos; Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura; Direito; Educação Física-Licenciatura; Enfermagem (4); Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Engenharia Civil (1); Engenharia de Fortificação/Construção; Engenharia de Minas; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química (1); Engenharia Telecomunicações; Estatística; Estatística-Licenciatura; Filosofia-Licenciatura; Física-Licenciatura; Fisioterapia; Fisioterapia (2); Fonoaudiologia; Geografia-Licenciatura; Geologia; Gestão de Recursos Humanos; História-Licenciatura; Informática - Redes de Computadores (2); Informática - Sistemas; Licenciatura em Letras (Espanhol); Licenciatura em Letras (Inglês) (1); Licenciatura em Letras (Português); Matemática-Licenciatura (2); Museologia (1); Nutrição; Pedagogia; Psicologia (1); Química-Licenciatura; Serviço Social (1); Teologia - Católico (1); e Teologia - Evangélico.
Processo Seletivo - Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) para Profissionais de Nível Médio
Com o objetiva formação de cadastro reserva para profissionais de nível médio/técnico, para Sargento Temporário nas áreas: Técnico em: Administração (11); Agrimensura; Alimentos; Análises Clínicas; Biblioteconomia; Carpintaria; Contabilidade (3); Edificações (2); Eletricidade - Predial; Eletrônica (1); Enfermagem (12); Geodésia; Higiene Dental; Informática - Programação/ Internet (1); Informática - Redes de Computadores (2); Instrumentação Cirúrgica; Magistério; Manutenção Automotiva - Eletricista (2); Manutenção Automotiva - Mecânico (3); Manutenção de Equipamentos de Engenharia - (pesado ou leve); Museologia; Nutrição; Operação de Equipamentos de Engenharia - (pesado ou leve); Processos Fotográficos; Produção de Áudio e Vídeo; Radiologia (1); Radiologia - Tomografia Computadorizada; Refrigeração e Climatização; Telecomunicações; e Topografia (2).
HERÓIS QUE TOMBARAM EM COMBATE DURANTE REVOLUÇÃO DE 1930 SÃO REVERENCIADOS NA CAPITAL MINEIRA.
O 12º Batalhão de Infantaria e a Polícia Militar de Minas Gerais reverenciaram, neste dia 5 de outubro, os heróis que tombaram durante a Revolução de 1930, na Capital mineira.
Uma cerimônia militar, presidida pelo General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, Comandante da 4ª Região Militar (4ª RM), e com as presenças do Comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PMMG Robson José de Queiróz, e convidados, relembrou a atitude heroica dos militares da época, tanto do 12º Regimento de Infantaria, quanto da Força Pública Mineira, que, no mais profundo sentimento de cumprimento do dever, disciplina, espírito de sacrifício e, acima de tudo, fé no juramento, foram colocados em trincheiras opostas.
De ambos os lados, jovens mineiros, trazendo de seus lares amor à sua terra e às suas tradições, foram compelidos a lutar uns contra os outros na defesa equivocada de ideais que não eram seus, pois a carreira das armas só deve conhecer o caminho do dever, sem simpatias políticas.
Foram seis dias de hostilidades, com fogo impiedoso de armas automáticas cortando o céu entre os postos de combate das duas instituições. Todos ocupados por mineiros, irmãos, que tinham os mesmos sonhos, mas que, naquele momento, com a razão sequestrada pelo calor dos acontecimentos e dedicados, cada um, ao cumprimento da sua missão, só se viam como inimigos.
O embate sangrento deixou mortos e feridos dos dois lados, levou terror à população da região central de Belo Horizonte, também com mortes de civis, destruição de imóveis e obrigando moradores a abandonarem seus lares.
O custo do trágico episódio vivido pelos filhos de Minas e do Brasil não mudou decisivamente o curso da Revolução, mas permitiu concluir, após 87 anos, que o confronto ambientado nas Minas Gerais foi, além de uma história de sangue, uma história de honra e de sacrifício.
Materializando a homenagem, foi colocada uma corbelha de flores no mastro do pavilhão nacional do Batalhão. Conhecido como “Mastro Crivado de Balas”, em 1930 tratava-se de um poste de iluminação localizado à entrada do Regimento. Hoje, com forte simbolismo, o mastro representa o ato de heroísmo daqueles que defenderam os ideais: Dever, Lealdade e Sacrifício.
Brasil terá Força Nacional de Intervenção Penitenciária
Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos, Segurança e Administração Penitenciária, depois de se reunirem no dia 13 de julho em Brasília e na sexta-feira (29/09) em Palmas (TO), decidiram criar uma Força Nacional de Intervenção Penitenciária com legislação específica e mediante pacto nacional entre os estados. A medida de grande impacto no sistema penitenciário visa minimizar os graves conflitos nas unidades prisionais brasileiras, sobretudo envolvendo organizações criminosas rivais.
O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Ricardo Balestreri, esteve representado nos encontros pela gerente da Central Integrada de Alternativas Penais, Maria Flora Ribeiro.
Durante a reunião em Palmas, ficou acertado, também, que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, disponibilizará projetos de ampliação dos cursos de formação para agentes de inteligência prisional. Esses cursos vão abranger todas as unidades do sistema penitenciário brasileiro.
Os secretários propuseram, ainda, a criação de legislação específica para reger a construção das novas unidades penais, que devem ser livres da interferência dos municípios selecionados para a edificação. A execução desses projetos também deverão ficar livres de consulta popular.
Entre outras medidas, figura, ainda, a criação de legislação federal específica facultando ao Poder Judiciário a doação de equipamentos, armas e munições apreendidas, com o objetivo de instrumentalizar os sistemas penitenciários, notadamente, no que diz respeito aos serviços de vigilância e escoltas de presos.
Os secretários de Estado decidiram pedir, também, a intervenção do Ministério da Justiça junto à Comissão Mista da Câmara dos Deputados, que analisa medida provisória proibindo o contingenciamento do Fundo Penitenciário, de forma a permitir que representantes do Conselho Nacional de Segurança e Justiça (Consej) sejam ouvidos a respeito da matéria em análise.
Os secretários de Estado decidiram pedir, também, a intervenção do Ministério da Justiça junto à Comissão Mista da Câmara dos Deputados, que analisa medida provisória proibindo o contingenciamento do Fundo Penitenciário, de forma a permitir que representantes do Conselho Nacional de Segurança e Justiça (Consej) sejam ouvidos a respeito da matéria em análise.
Eles acordaram, ainda, para a necessidade da criação de um sistema integrado, sediado no Departamento Penitenciário Nacional, que possibilite a remoção interestadual de presos com base no atendimento em todo o sistema.
Polícia Militar abre concurso para selecionar 2,2 mil novos soldados em São Paulo
O concurso público que irá selecionar 2.200 novos soldados de 2ª classe da Polícia Militar está com a fase de inscrições abertas. As candidaturas, que irão até o dia 6 de novembro, começaram a ser feitas nesta quarta-feira (4).
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (29/9). Os cadastros serão realizados, exclusivamente, pelo site da Vunesp www.vunesp.com.br). A taxa é de R$ 50,00.
Após aprovados em todas as etapas do concurso, os selecionados ingressam na Escola Superior de Soldados (ESSd), onde se formam no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
Para se candidatar a uma vaga de soldado, é preciso ser brasileiro e ter idade entre 17 e 30 anos. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 metro. Entre outros requisitos, ainda é necessário ter concluído o Ensino Médio e ser habilitado a conduzir automóveis.
A remuneração inicial do soldado é de R$ 3.034,05, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade. (Divulgação/SSP-SP)
Venha ser um Oficial da PMESP
Estão abertas as inscrições para a realização de concurso público e estabelece normas específicas destinadas a selecionar candidatos visando ao provimento de 221 (duzentos e vinte e um) cargos de Aluno-Oficial PM e o consequente ingresso no Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais – CFO), destinados a candidatos do sexo masculino e feminino.
Para realizar a inscrição e ter maiores informações acesse: https://www.vunesp.com.br/PMES1702
Para realizar a inscrição e ter maiores informações acesse: https://www.vunesp.com.br/PMES1702
Assinar:
Postagens (Atom)