Cadetes do 3º ano do Curso de Infantaria realizam Estágio de Combate em Ambiente Urbano

Os exaustivos ensaios não diminuem a ansiedade que envolve a infiltração aeromóvel. O peso e o desconforto do equipamento e das proteções individuais, o barulho do motor, o mecânico de vôo e a corda  de "Fast Rope" por onde deslizaremos até o solo, tudo faz a tensão aumentar. De repente, as cordas são expulsas para fora do helicóptero por ambos os lados, e o mecânico de vôo aponta na nossa direção, chegou a nossa vez e parece que nosso coração vai sair pela boca. Quase que por instinto, abandonamos a aeronave, tocamos o solo, pesados, buscamos por um abrigo.
 Pouco tempo depois, “o silêncio, e você dá de cara com a realidade”: a adrenalina mais forte ainda está por vir. O contato com o inimigo é iminente, seu pelotão está longe e tem a missão de conquistar a localidade. Há pessoas inocentes por lá. Elas não quiseram abandonar suas casas.   
      A partir daí, progredir em área edificada, sustentando o fuzil no pronto três, pulando muros, selecionando os alvos, incitando rendições, correndo em perseguição, subindo escadas, tomando todas as posições de tiro possíveis, controlando a força, diminuindo a respiração ofegante.  Os desafios que este tipo peculiar de combate exige são imensos.      
      Na semana de 11 a 15 de setembro, os cadetes da Companhia Treme-Terra  puderam atestar tudo isso, ao realizarem o Estágio de Combate em Ambiente Urbano. As instruções proporcionaram um excelente ambiente de aprendizado, que aproximou os infantes da realidade complexa do combate em áreas humanizadas.     
      É necessário ser verdadeiramente vocacionado, para lançar-se na direção do perigo, dominar as emoções, ignorar a exaustão, na busca do objetivo de cumprir a missão, respeitando as regras de engajamento. Assim os discípulos de Sampaio da Academia Militar das Agulhas Negras se preparam para, em breve, estar à frente das ações decisivas no amplo espectro dos conflitos.

ESTÁGIO DE VIDA NA SELVA PARA AGENTES PENITENCIÁRIOS



No dia 27 de setembro, a 17ª Companhia de Infantaria de Selva (17ª Cia Inf Sl) conduziu um dia de Estágio de Vida na Selva para vinte e cinco Agentes Federais de Execução Penal, lotados no município de Porto Velho-RO.

A atividade está dentro de um pedido de apoio à instrução feito pela direção da Penitenciária Federal de Porto Velho à 17ª Brigada de Infantaria de Selva, visando à capacitação de agentes penitenciários que atuam no presídio federal da capital de Rondônia.


As instruções iniciaram com uma marcha através selva, e ao longo do dia os instruendos passaram pelas oficinas de armadilhas, orientação diurna, abrigos, nós e amarrações e obtenção de água e fogo.

A atividade foi encerrada com entrega de certificados para todos os participantes

Gabarito da Prova da EsSa 2017!!!!



É hora de cruzar os dedos e torcer se você realizou a prova da EsSa este ano!

                                      Saiu o Gabarito!!!


                                       Clique no Link e confira  http://concurso.esa.ensino.eb.br/site/ProvasAnteriores.aspx


                                         BOA SORTE!!!



APÓS APOIO AO HAITI DURANTE PASSAGEM DO FURACÃO IRMA, MILITARES COMEÇAM A RETORNAR AO BRASIL.

Os militares brasileiros que compõem o 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz, responsável por encerrar a participação brasileira na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), começaram a retornar ao Brasil no dia 23 de setembro.

Até o dia 28 de setembro, serão, no total, quatro voos, cada um trazendo aproximadamente 200 militares. Um grupo composto por 103 pessoas ficou responsável por enviar ao Brasil os materiais utilizados na missão, como os armamentos e os blindados, e deve permanecer no Haiti até o mês de outubro.

Cerca de 900 militares deste último contingente, integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, atuaram no país caribenho por cinco meses, a fim de garantir a segurança e a estabilidade do Haiti e prestar apoio humanitário, principalmente durante a passagem do Furacão Irma, que assolou o norte do país no começo de setembro.
Ao longo dos 13 anos de missão, aproximadamente 37 mil integrantes das forças Armadas brasileiras participaram da MINUSTAH, considerada, pela Organização das Nações Unidas, uma das missões mais bem-sucedidas de sua história.

EXERCÍCIO POÇO PRETO: A MISSÃO É INIBIR AÇÕES DO INIMIGO E CAPTURAR MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.

Após ocuparem as bases de operações em Analândia, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve realizaram as primeiras operações do Exercício Poço Preto 2017 – Operação Curimbatá nessa terça-feira, dia 19 de setembro.

Pela manhã, as quatro Subunidades de Força de Atuação Estratégica deram início às atividades, com patrulhas ostensivas a pé e motorizada, típicas em uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem. Além de inibir ações da força de oposição figurada, os pelotões vigiaram agências bancárias e instituições financeiras, após receberem um informe de que poderia ocorrer uma ação criminosa simulada contra esses órgãos.


Na busca para encontrar membros das organizações criminosas fictícias, os militares realizaram postos de bloqueio e controle de vias urbanas na parte da tarde. A atuação da tropa ganha um composto a mais nesse tipo de atividade: o tato com a população local. Os militares identificavam veículos suspeitos, abordavam os ocupantes e, se achassem necessário, realizavam uma revista pessoal e inspeção no veículo. Nessa atividade, a tropa da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L) ganhou a companhia de um cão farejador do 2° Batalhão de Polícia do Exército. A Guarda Civil de Leme também acompanhou o Exercício.


Operação Conjunta com a Força Aérea Brasileira
A calmaria e o silêncio que a noite traz inquietavam os militares que realizavam a segurança das instalações de uma estação de tratamento de água (ETA) em Pirassununga. O exercício agora era montar um posto de segurança estático; o objetivo, garantir que a estrutura estratégica não tivesse suas atividades interrompidas por uma possível ação criminosa simulada.
Eram mais de nove horas da noite, quando um homem apareceu com uma mochila, na porta da estação, informando que trabalhava ali e que iria entrar no local. Os militares desconfiaram do suspeito, abordaram-no e encontraram em sua mochila uma pistola e uma faca. A simulação foi bem conduzida e acompanhada por um oficial observador e avaliador.

A atuação para garantir a segurança da ETA foi realizada em conjunto com um pelotão da Força Aérea Brasileira. Dentre os militares, havia dez cadetes de Infantaria do último ano da Academia da Força Aérea. O comandante do pelotão da FAB, 1° Tenente Luciano, destacou a importância para os alunos participarem de uma operação conjunta. “Para os cadetes, o exercício é enriquecedor no sentido de que eles podem ver na prática como a outra Força atua em termos logísticos, de efetivo e de doutrina. Assim que se formarem, os cadetes ainda poderão dispersar o conhecimento adquirido aqui em suas Unidades”, destacou.
A concepção do exercício
O Exercício Poço Preto está sendo dirigido pela 11ª Bda Inf L e conta com um efetivo superior a 1.000 militares. O objetivo é adestrar as tropas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. A situação geral do exercício retrata um quadro de normalidade institucional com comprometimento da ordem pública. Em uma situação real, a mobilização das tropas federais ocorreria mediante a homologação de uma Diretriz Presidencial, motivada por solicitação do Governador para cooperação na manutenção da segurança pública regional, em face da insuficiência dos meios disponíveis.

16º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADO REALIZA TESTE DE APTIDÃO DE TIRO

 O 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou, nos dias 19 e 20 de setembro, o Teste de Aptidão de Tiro (TAT/2017) de pistola para Oficiais e Subtenentes, e de fuzil para os Sargentos da Organização Militar.


A atividade faz parte do Programa de Instrução Militar (PIM) 2017, e tem por objetivo sistematizar a avaliação no âmbito do 16º Esqd C Mec da atividade do TAT, além de propiciar aos militares oportunidade de aprimoramento da capacitação técnico-profissional e de demonstrar seus conhecimentos no manuseio e das normas de segurança pertinentes ao armamento de dotação.




Dia do Cliente



Nossos Sinceros Agradecimentos a todos os Nossos Clientes pela Confiança depositada em nossa Empresa!

              A SATISFAÇÃO DE VOCÊS É A NOSSA MAIOR RECOMPENSA!!!


DIA DA INDEPENDÊNCIA EM BRASÍLIA REÚNE CIVIS E MILITARES EM TRADICIONAL DEMONSTRAÇÃO DE PATRIOTISMO.

O Sete de Setembro reuniu cerca de 30 mil pessoas na Capital Federal. Todos ansiosos para o tradicional desfile no “Eixo Monumental”, uma das avenidas principais da cidade, com mais de três mil militares do Exército, da Marinha, da Força Aérea e das Forças Auxiliares. Os 1.200 integrantes do Comando Militar do Planalto estiveram divididos entre tropas motorizadas e a pé.

Com o tema “Viva sua Independência”, o desfile deste ano teve início com a passagem do Fogo Simbólico, conduzido pelo medalhista olímpico Vicente Lenílson. Logo em seguida, alunos de escolas públicas do Distrito Federal fizeram uma homenagem durante o desfile cívico-escolar aos quatro elementos da natureza: terra fogo, água e ar.


O Grupamento de Veteranos da Segunda Guerra Mundial e a Associação de Ex-Combatentes do Brasil abriram o desfile militar aclamados pelo público. Em seguida, foi a vez de diferentes tropas demonstrarem vibração e patriotismo como: ex-integrantes de Força de Paz, com a Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército; Grupo de Comando do Desfile Militar; Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas; alunos do Colégio Militar de Brasília; cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras; alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva; grupamento feminino; integrantes da Força Planalto; e os grupamentos do Batalhão da Guarda Presidencial.
Uma das maiores atrações do desfile do Exército Brasileiro foi a Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O recorde mundial dessa atividade é de 47 militares sobre uma única motocicleta, registrado no livro dos recordes. Outra atração foi a apresentação da Ordem Unida sem Comando, dos Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, que realizam uma demonstração de movimentos sincronizados com fuzil, sem o comando de voz.


Durante o desfile motorizado, mais de 50 viaturas operacionais do Exército Brasileiro chamou a atenção do público. A tropa motorizada era formada por Batedores Motociclistas e viaturas do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, o 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, do 23ª Companhia de Engenharia de Combate e Batalhão da Guarda Presidencial. As tropas hipomóveis da Bateria Histórica Caiena, que integram as atividades do Cerimonial Militar da Presidência da República, e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, chamou a atenção das crianças com a passagem dos cavalos.
Encerrando o evento, a Esquadrilha da Fumaça deixou o público admirado com as acrobacias nesse fim de manhã, tendo a fundo um belo céu azul de feriado. “Gostamos muito do desfile! Excelente organização! Foi a primeira vez que eu e meu marido assistimos e adoramos. Tudo muito organizado. Lindo!”, diz Simone Alves Saraiva, que acompanhou atenta ao desfile do filho, que é militar do 32º Grupo de Artilharia de Campanha.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO CONTINGENTE MILITAR BRASILEIRO NA MINUSTAH FECHA OS 13 ANOS DE MISSÃO NO HAITI.

 
No dia 31 de agosto, em solenidade realizada na Base General Bacellar, o 26º Contingente Brasileiro (26º CONTBRAS) realizou a cerimônia de encerramento da participação do Contingente Militar Brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

O evento foi presidido pela Representante Especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (SRSG, sigla em inglês), Sandra Honoré, e contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa do Brasil, Raul Jungmann; do Embaixador do Brasil no Haiti, Fernando Vidal; do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; do Comandante Militar do Sudeste General de Exército João Camilo Pires de Campos; do Force Commander da MINUSTAH, General de Divisão Ajax Porto Pinheiro; do Senador Fernando Collor de Mello; da Deputada Federal Bruna Furlan; de oficiais-generais brasileiros; de comandantes de contingentes; e de autoridades civis e militares.


Durante a solenidade, as bandeiras da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Brasil foram arriadas e entregues, pelo Comandante do 26º CONTBRAS, respectivamente, à SRSG e ao Ministro da Defesa, simbolizando o fim da atuação de 13 anos (2004 a 2017) do contingente militar brasileiro na MINUSTAH, neste que foi um verdadeiro caso de sucesso, que contribuiu para gerar estabilidade e segurança à população haitiana e para o aprimoramento da capacidade técnico-profissional de nossas Forças Armadas, além de projetar o Brasil no cenário internacional.

Após o encerramento das operações militares, em 1º de setembro de 2017, serão finalizadas as atividades de empacotamento do material e estufamento dos contêineres, além dos ajustes finais para a desmobilização (4 a 30 de setembro). Nesse período ocorrerá, também, a partida de 90% do efetivo da tropa (Main Body), de 11 a 16 de setembro de 2017. A partir do dia 2 de outubro, terá início a fase do carregamento e despacho naval e aéreo do material e, logo depois, a repatriação dos 10% restantes do efetivo da tropa (Rear Party), quando, então, a missão do CONTBRAS/Haiti será encerrada.

MODERNOS EQUIPAMENTOS REFORÇAM O PREPARO TÉCNICO DA ARTILHARIA DE CAMPANHA NA 3ª EDIÇÃO DA OPERAÇÃO SISSON.

No mês de agosto, mais de 200 militares reuniram-se na Lapa, no estado do Paraná, para nivelar conhecimentos afetos aos subsistemas da função de combate Fogos. Tratou-se da 3ª edição da Operação Sisson, planejada e coordenada pela Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército e conduzida pelo 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP), Grupo General Sisson.



A padronização de procedimentos e o nivelamento da instrução deram-se com o emprego do que há de mais moderno em termos de equipamentos. São exemplos: o programa “Bombarda”, para treinamento dos observadores avançados; o AGLS (Atlas Gun Laying System), para a busca de alvos e a condução do tiro; e a Estação Total, como ferramenta de levantamento topográfico.


Ao longo de uma semana, os instruendos participaram de atividades teóricas e práticas, relacionadas aos seguintes subsistemas: Topografia, Observação, Direção e Controle de Tiro, Linha de Fogo, Meteorologia e Comunicações.

A Operação foi fechada com um posto de observação tático, no qual todos os conhecimentos técnicos foram integrados de forma prática, em uma simulação de um quadro tático de operações defensivas (defesa móvel). Durante o exercício, os observadores avançados levantaram alvos em coordenação com o sistema “Manobra”, a Topografia realizou trabalhos afetos à área de alvos, as Comunicações lançaram e operaram a rede rádio e a Central de Tiro realizou os trabalhos de planejamento e coordenação de fogos.

Estiveram presentes todos os Grupos de Artilharia de Campanha da 5ª Divisão de Exército (o 5º e o 15º GAC AP, assim como o 26º e o 28º Grupo de Artilharia de Campanha); os da 2ª Divisão de Exército (2º e 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, junto com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha); e do Comando Militar do Oeste (o 9º e o 18º Grupo de Artilharia de Campanha)


Confira as fotos do Evento Sábado Aéreo- Cavex @BizuradoArtigos

Nesse Sábado 02, ocorreu o evento Sábado Aéreo No Cavex em Taubaté, o Evento contou com inúmeras atrações entre elas, Salto de Paraquedas, Apresentação da Esquadrilha da Fumaça, Exposição de Helicópteros, Carros Antigos, Motos e muito mais.

Confiram um pouco desse Maravilhoso Evento.





O Evento Contou também com a Presença do General Guilherme que deu uma reportagem exclusiva a Tv Vanguarda falando um pouco sobre o Evento, confira no Link http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/link-vanguarda/videos/v/taubate-recebe-apresentacao-especial-da-esquadrilha-da-fumaca/6121828/







Confira Também na reportagem um pouco da Esquadrilha da Fumaça que esse ano completou 65 anos http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/jornal-vanguarda/videos/t/edicoes/v/esquadrilha-da-fumaca-e-atracao-no-ceu-de-taubate/6122716/