Inscrições para FESTIVAL DE FOTOGRAFIAS MILITARES - 2017

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) conduzirá o 1º Festival de Fotografias Militares no período de 5 de junho a 15 de setembro do corrente ano, com a finalidade de ressaltar os valores e as tradições militares do Exército Brasileiro, destacar os militares que possuam habilidades e descobrir novos talentos na área de fotografia para o Sistema de Comunicações Social do Exército.


As inscrições e o envio das fotografias ocorrerão no período de 24 a 31 de julho de 2017.
Link do Tutorial para as Fotos: 

Para saber as condições de inscrição e maiores informações, leia o Edital de Participação  aqui http://www.eb.mil.br/documents/10138/8158386/Edital.pdf/020e664d-f591-f9b7-5b2b-36dd4bf6b53c

3º SGT MÁRIO KOZEL FILHO: HERÓI RECEBE JUSTA HOMENAGEM

 No dia 26 de junho de 2017, foi realizada, pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), a solenidade em homenagem ao Terceiro-Sargento Mário Kozel Filho, morto em um atentado no Quartel-General do Ibirapuera, há exatos 49 anos. A cerimônia ocorreu no pátio de formaturas que leva o nome do próprio homenageado.
Durante o momento solene, foi depositada uma corbelha de flores no busto do Sargento Kozel, ao som do clarim executando o toque de "Silêncio".
Estiveram presentes o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos; o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Adalmir Manoel Domingos; o Chefe do Estado-Maior do CMSE, General de Brigada Ricardo Miranda Aversa; e a Sra. Suzana Kozel Varela, irmã de Mário Kozel Filho.


O Atentado
Em 26 de junho de 1968, a 49 anos atrás, às 4 horas e 45 minutos da manhã, um veículo aproximou-se da entrada do aquartelamento e foi lançado em direção ao Quartel-General. Mesmo com o motorista o tendo abandonado, o veículo avançou, desgovernado, ultrapassando os limites do portão da guarda do quartel, capotou e bateu contra a parede do edifício.
Os sentinelas deram o alarme, buscando reagir à ameaça. Um dos soldados, acreditando que havia alguém ferido dentro do veículo, aproximou-se, momento em que foi atingido por uma forte explosão, que destruiu parte do prédio, atingindo, também, aqueles que se encontravam nas imediações.
Tratava-se de um atentado. O veículo estava carregado de explosivos. Cinco soldados da guarda foram atingidos, dos quais um foi ferido mortalmente: o Soldado nº 1803, Mário Kozel Filho, do então 4° Regimento de Infantaria, hoje 4° Batalhão de Infantaria Leve.
Pouco mais de seis meses antes, o Soldado Kozel fora incorporado às fileiras do Exército Brasileiro. Após seu falecimento e, devido às circunstâncias de seu assassinato, foi promovido à graduação de Terceiro-Sargento.


Concurso IME 2017



Encontram-se abertas as inscrições para os Concursos de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva do Instituto Militar de Engenharia, no período de 26 de junho de 2017 a 04 de agosto de 2017.




O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.
Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.
Para realizar a sua inscrição e não perder esta oportunidade acesse agora o site: 
                                               http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg/      
                        

O PRIMEIRO TIRO DA ARTILHARIA DA FEB

Em 31 de agosto de 1942 o Brasil declarou a existência do estado de guerra com a Alemanha e a Itália. Nesse contexto, foi criado, em 1943, o 1º Regimento de Obuses Auto-Rebocado (1º ROAuR), composto por dois grupos de obuses a três baterias de 105mm cada.
O 2º Grupo de Obuses, (2º Grupo, do 1º Regimento de Obuses Auto-Rebocado – II/1º ROAuR), foi então formado com o pessoal e o material do 1º Grupo de Artilharia de Dorso – 1º GADo , aquartelado no Forte Nossa Senhora do Campinho. Em seguida, foi incorporado à Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.
O Grupo, com 510 homens e comandado pelo Coronel Geraldo Da Camino, embarcou para a Itália no primeiro escalão, dia 1º de julho de 1944, sendo a primeira Unidade de artilharia brasileira a cruzar o Atlântico. A tropa, embarcada no transporte americano General William A. Mann chegou à Itália, mais especificamente na baía de Nápoles, no dia 16 de julho, sendo, em seguida, deslocada para a região de Livorno, precisamente em Vada, onde foi incorporada ao V Exército Norte-Americano. Nessa mesma região, a Unidade recebeu materiais novos, como material de comunicações, viaturas e obuseiros. Passou-se, assim, aos exercícios de reconhecimento, escolha e ocupação de posição e, por fim, ao treinamento do emprego conjugado do Grupamento Tático, composto pelo Grupo e pelo 6º Regimento de Infantaria, caracterizado como o último exercício antes de entrar em operação.
Em 12 de setembro, finalmente, o V Exército decidiu empregar o Escalão Avançado da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) em linha de frente, como força diretamente subordinada ao Comando do IV Corpo de Exército.
O Grupo estava em apoio direto ao Destacamento do qual faziam parte o 6º Regimento de Infantaria (6º RI), um pelotão de carros americanos e um pelotão de reconhecimento brasileiro, que tinham por missão ocupar ou conquistar a linha Massarosa – Bozzano – Marti -La Certosa – Via del Pretino – Santo Stefano.
Na noite de 15 para 16 de setembro de 1944, o Grupo iniciou o deslocamento, em total escuridão, para ocupar posição nas encostas do Monte Bastione. Não realizou regulação de tiro para não denunciar a progressão do 6º RI, que estava substituindo tropas norte-americanas. A Unidade aguardou em posição durante toda a madrugada. O Comandante da 1ª Bateria de Obuses era o Capitão Mário Lobato Valle; o Comandante da Linha de Fogo, 1º Ten R/2 Alceu Grisolia e o Chefe da 2ª Peça (peça diretriz), Sargento Miguel Ferreira de Lima. Durante toda a manhã do dia 16, a Bateria, entre tensa e ansiosa, aguardava os primeiros comandos de tiro. Mesmo com muita dificuldade para determinar as posições do inimigo, o 2º Tenente Ramiro Moutinho enviou, do Posto de Observação em Torre di Nerone, sua mensagem de tiro e, às 14 horas, a Central de Tiro encaminhou o comando de tiro à Linha de Fogo.
Precisamente às 14 horas e 22 minutos foi lançado contra o inimigo nazista o primeiro tiro da artilharia brasileira fora do continente sul-americano, atingindo com precisão o objetivo previsto: Massarosa. Era o primeiro dos milhares de tiros disparados pela nossa Artilharia Expedicionária no Teatro de Operações da Itália.

     
                                                     Fig. 1 – Soldado Francisco de Paula
A foto do C3 (soldado carregador) Francisco de Paula, prestes a municiar o obuseiro 105mm com uma granada onde está escrito“A Cobra está Fumando”, foi estampada na capa de diversos jornais brasileiros, lhe rendendo a fama involuntária de ser o “autor” do primeiro tiro de artilharia da FEB. Mas a matéria transcrita nos jornais nacionais foi provavelmente mal traduzida da cobertura de uma equipe de reportagem norte-americana, criando um equívoco que durou muito tempo.
Num obuseiro 105mm, sob o comando de um sargento Chefe de Peça, os serventes cumprem missões específicas: o C1 (cabo apontador) realiza a pontaria em direção; o C2 (soldado atirador) registra a elevação e dispara a peça; o C3 (soldado carregador) municia o obuseiro, etc. O final desse processo resulta na ordem de FOGO! com o simultâneo e brusco puxão na corda do mecanismo de disparo, efetuado pelo C2.

Fig. 2 – Guarnição de artilharia da FEB. O soldado Francisco de Paula aparece ao fundo, o terceiro da esquerda para a direita, de frente para a foto, já ocupando a posição padrão do C3 – Sd carregador da peça
Em momento cercado de grande emoção, às 14 horas e 22 minutos do dia 16 de setembro de 1944, o Cabo Adão Rosa da Rocha, C2 (atirador) da 2ª peça, disparou contra o inimigo nazista, nos contrafortes dos Montes Apeninos, o primeiro tiro da Artilharia brasileira fora do continente sul-americano, atingindo com precisão o objetivo previsto, Massarosa.
O Grupo prosseguiu em combate até o final da guerra e participou ativamente das conquistas de Camaiore, Monte Prano, Fornacci, Monte Castelo, Monte Belvedere, Gorgolesco, Abetaia, La Serra, Belvedere, Monte della Torracia, Montese, Vignola e Levizzano. No total, foram cumpridas 2.995 missões de tiro e disparadas mais de 55.000 granadas. A nossa poderosa Artilharia fez a diferença na Itália.
Muitos dos que partiram com a Unidade não retornaram. Deram suas vidas à Pátria. Todos aqueles bravos merecem o nosso respeito e eterna gratidão.
* Pesquisa de Sérgio Pinto Monteiro. O autor é historiador e 2º Tenente R/2 de Artilharia. É presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e autor do livro “O Resgate do Tenente Apollo” (Ed. CNOR, 2006)

Fatos Interessantes sobre a MAG 762

🔝Você Sabia?👇

A  MAG é uma metralhadora  de origem belga em calibre 7,62mm NATO, desenvolvida e originalmente fabricada pela empresa belga FN Herstal.

Com 200.000 unidades entregues até agora e mais de 80 países ao redor do mundo adotando-a, a metralhadora MAG™ é definitivamente um padrão mundial conhecido sob várias denominações: MAG58, GPMG, L7A1 e M240.
Usado por tropas terrestres, a MAG™ também ser montado em veículos, aeronaves, navios e embarcações.

A sigla se origina do nome da arma em francês: Mitrailleuse d'Appui General - Metralhadora de Apoio Geral. No #Brasil é utilizada no #Exército , #marinha  e  #forçaAérea

Capacidade de Suporte de Fogo:

Cinto de alimentação garante um grande volume de fogo.
A MAG™ está equipada com um cano de troca rápida, o que permite a sua substituição ainda quente possível em menos de 6 segundos.

Além disso, a MAG™ dispara com culatra aberta, o que elimina qualquer risco de cook-off (disparo involuntario devido ao super aquecimento do cano). Capacidade de Grande Alcance
A MAG™ dispara munição 7.62x51mm NATO, adequadas para aplicações de metralhadoras médias e oferecem um alcance efetivo de até 800 m, quando disparado de um bipé ou até 1.800 m quando disparado a partir de um tripé.

Confiabilidade e precisão:

Ao longo dos anos, a metralhadora MAG™ provou sua confiabilidade em todas as condições de combate.
Isto é conseguido graças a: Um regulador de gás ajustável;Extração primária;Alimentação em duas etapas;Longa vida útil das peças principais;A metralhadora MAG™ fornece também a superioridade no campo de batalha durante as operações defensivas ou ofensivas.

Siga nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/BizuradoArtigos/
Instagram: https://www.instagram.com/bizurado_artigosmilitares

Você Sabia ...

 O Pelotão de Força de Atuação Estratégica da 12ª Companhia de #Engenharia de Combate Leve, realizou a Operação Xingu, com o apoio da aeronave Jaguar, do 1º Batalhão de #Aviação do Exército, para aperfeiçoar as técnicas utilizadas no desembarque rápido.

Acessem nosso Site: www.bizuradoartigosmilitares.com e fique por dentro de todas as novidades em nossos Produtos.

Melhor Preço, Qualidade, Entrega Rápida e Satisfação Garantida!!


Siga nossas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/BizuradoArtigos/
Instagram: https://www.instagram.com/bizurado_artigosmilitares


Já pensou em fazer parte da Marinha? Se você é Engenheiro está é a hora.

     Faltam poucos dias para encerrar o prazo do concurso para ingresso no Quadro Complementar de Oficiais da Marinha, para diversas áreas de engenharia, sendo: engenharia elétrica, engenharia da computação, engenharia de controle e automação, engenheira de telecomunicações, engenheira eletrônica, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia química, dentre outras.
    As inscrições se encerram no dia 26 de Junho, para conferir os requisitos confira o edital.


Concurso para ingresso na Marinha - Intendente

Se você é formado em Administração, Contabilidade, ou Economia, não deixe de tentar uma vaga!
  
Inscrições até o dia 19 de Junho, não perca!
Veja o edital.

Concurso para ingresso na Marinha - Capelão Naval

Últimos dias para se inscrever no concurso de Capelães Navais, verifique os requisitos no edital.

20ª Volta à Caserna do 12º GAC

     No dia 19 de agosto haverá a 20º edição do Volta à Caserna em Jundiaí, no quartel do exército 12º Grupo de Artilharia de Campanha - Grupo Barão de Jundiahy, este evento visa homenagear os ex-militares desta organização militar, o último evento reuniu mais de 3000 pessoas.
 


Alistamento online

     O alistamento militar online está disponível para jovens de vinte e um Estados. O Exército Brasileiro informa que durante o ano de 2017, os jovens dessas Unidades da Federação poderão efetuar o seu alistamento por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.

 
      Também deverão consultar esse mesmo site para saber se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar ou se serão dispensados e incluídos no excesso de contingente.

     É importante lembrar que o prazo para o Alistamento Online vai até o dia 30 de Junho para que o jovem concorra no mesmo ano à seleção para servir às Forças Armadas. Devem se alistar obrigatoriamente os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2017.
Para solicitar o alistamento online será necessário informar o CPF e a utilização dos dados de um dos seguintes documentos:
  • Certidão de Nascimento;
  • Registro Geral (Identidade) ou Documento de Nacionalização.
     O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, em caso de dúvida dirija-se a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

Alistamento militar se encerra em 30 de Junho

     Faltam quinze dias para o encerramento do alistamento militar. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017, nascidos em 1999, devem se apresentar até o dia 30 de junho, a Junta do Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, para cumprirem o dever cívico com o serviço militar obrigatório.

     Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. Se o jovem convocado tiver filhos, também deve apresentar a certidão de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos devem ser apresentados em suas versões originais.

     São necessários para o alistamento a certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Após a convocação, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à JSM, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.